Esse é o nosso último post nesse blog. Achamos que o Coisa Semanal estava meio fora de moda e precisava de umas transformações. Então decidimos mudar! O endereço ficou mais fácil e a cara do blog ficou muito mais atual e bonita. Afinal, o Coisa Semanal tem tudo a ver com coisa nova e artística. Ah, não se esqueça de atualizar nosso RSS
Ja imaginou como seria acender uma lampada com seu sangue? Pois bem, esta lampada criada pelo designer Mike Thompson foi feita para pensarmos a respeito do consumo excessivo de energia elétrica. Para criar luminosidade, o luminol que está dentro lampada deve reagir com sangue. Quebre a ponta, deixe o sangue cair e obtenha luz.
Não sei como vim parar nesse blog. Um dia tropecei nele e assinei o feed. Ele trata sobre anatomia num enfoque mais arte. Parece ser apenas um apanhado de imagens bizarras, e são mesmo, mas se você tiver sangue frio verá que ele é muito mais profundo do que os mortais podem imaginar.
Muitos de nós conhecemos a música Misirlou por causa do filme de Quentin Tarantino, o clássico Pulp Fiction de 1994. Esta versão foi gravada por Dick Dale & The Def-Tones em 1963 no maior estilo Surf Music. Mas a música na verdade é uma canção popular grega chamada originalmente de Μισιρλού (tradução direta para Misirlou), que significa Garota Egípcia. A primeira vez que esta música foi tocada por uma banda e relacionada a um artista foi em 1927 com Michalis Patrinos. Posteriormente, em 1941 Nicko Roubanis remodelou a mesma em jazz e a registrou. Como não havia nenhum autor, Nicko ficou com os direitos da música. Por volta de 1930, Tetos Dimitriades regravou (que é a versão que lhes apresentarei). No ano seguinte, Patrinos resolveu gravar novamente. Eis que em 1963 Dick Dale, filho de pais Libano-americanos, rearranjou a música e a transformou em um solo de guitarra. Voltemos para nosso ano de 2009, graças a tecnologia do Youtube, surge uma das versões mais criativas da música feita pelo "partyzant" e seu filho Mikos, misturando a técnica tapping e dois lápis.
Flávio Damm gaúcho de nascimento e carioca de coração, 81 anos com 65 de profissão é um dos mais importantes e criativos fotógrafos brasileiros. Jornalista e documentarista viajou o Brasil e o mundo. Olhando com olhos de ver, como bem dizem os portugueses, fotografou em Preto&Branco (sua paixão) com paciência, ousadia, talento e ética o que a sua aguçada sensibilidade guiou.
Vale a pena conferir a exposição que está tendo lugar no Museu Oscar Niemeyer entre os dias 12 de novembro de 2009 a 28 de fevereiro de 2010 de terça a domingo entre as 10:00 até 18:00. A seleção de 80 fotos que o autor apresenta é uma aula sobre o olhar.
Dico Kremer/Nov 2009
Exposição Flávio Damm
Museu Oscar Niemeyer
12/11/2009 a 28/02/2010
Terça a domingo, das 10h às 18h.
A Rua Inácio Lustosa (bem na esquina com a Rua Duque de Caxias), em Curitiba, virou o mais novo ponto de encontro de mentes criativas com o espaço multicultural Galeria Lúdica.
Encabeçado pelo pessoal do coletivo que leva o mesmo nome e organizador do famigerado Mega Bazar Lúdica, evento conhecido por descobrir, apoiar e divulgar trabalhos de novos designers, estilistas e artistas plásticos.
Em um aconchegante espaço com mais de 300 m² divididos em escritório de criação, loja-conceitual, galeria de arte e café-bistrô, a Galeria Lúdica apresenta até março do ano que vem a mostra “Pratas da Casa”, sua exposição artística de inauguração. O conteúdo é um verdadeiro composto psico-vitamínico para fortificar a saúde de um circuito cultural que vem crescendo e se estabelecendo na cidade. Traz uma síntese do pensamento estético crítico desta geração. Nomes e linguagens reconhecidos tanto nas ruas, quanto nos circuitos oficiais da arte, - como Jorge Galvão, Juan Parada, Rimon Guimarães e André Mendes - ajudam a consolidar essa estrutura, coroados por acreditar numa proposta ousada, fundados na cooperação e diversidade.
A Galeria Lúdica é parada obrigatória para os antenados que estiverem em Curitiba.
Quando tudo pode ser criado digitalmente, o fazer à mão ganha outro charme e poder. Vejo uma crescente legião de criativos espalhados pelo mundo, que mesmo dominando avançadas ferramentas digitais conseguem fazer um remix "anadigi", como se dizia nos falecidos 80.
Tenho visto várias campanhas que usam técnicas analógicas de produção. E não precisa ser algo de outro mundo não. Simplicidade e senso estético apurado é quem mandam. Existem projetos feitos com papel, cola e tesoura e quase sem pós-produção tão impressionantes quanto CGIs milionários.
Quando bati o olho nessa campanha dos sorvetes Ben & Jerry's achei o visual muito poderoso e coerente com a pegada do produto, um sorvete "caseiro". Quando você descobre que é tudo feito à mão mesmo, usando até garrafa PET como estrutura dos bichinhos, a coisa fica ainda mais saborosa.
Como é raro poder ver os bastidores dessas produções "low tech", segue o "making of" onde dá entender cada detalhe do "mão na massa" dos caras.
Veja outros exemplos de coisas à mão que ficaram bem resolvidas. Se você der uma busca por mais desse assunto verá que não é uma tendência ou modismo, o feito à mão ganhou seu lugar ao lado do high tech e não sai mais de lá.
Polly van der Glas é uma designer de joias com ideias que vão por a piruada pra correr. Em sua recém lançada coleção você vê anéis cravados de dentes humanos, colares e pingentes exibindo lindos molares. Essas peças foram confeccionadas a partir de dentes de doadores indianos e chineses. Van Der Glas garante que esteriliza cada dente antes de você sair por aí exibindo esse luxo cariado.
Um dos desenhos que eu assistia quando criança era Muppets Babies. E esse foi o meu primeiro contato com os Muppets, só depois eu fui realmente saber que ele eram fantoches.
[/momento nostalgia]
Assista abaixo, e se quiser pode assistir em 1080p
Como dizem: para bom entendedor, meia palavra basta. Mas neste caso, o mais apropriado seria dizer "...um ícone basta.". Estes incríveis posters inspirados em seriados famosos, conseguem caracterizar a série de uma forma extremamente simples: de forma minimalista.
Mérito do Designer Albert Exergian
Para ver outros posters minimalista de seriados, clique aqui.
Se você já conheceu os melhores hotéis do mundo, de todo tipo de estrela, chegou a hora de ter uma temporada vivendo como um hamster. Esse empreendimento francês tem tudo que você sempre sonhou e invejou quando via o bichinho correndo feliz naquela gaiola "cheirosa".
Aqui você experimenta o prazer de comer sementes com as "patinhas", beber água ao estilo pet shop e todo o glamour que uma vida de hamster pode ter. Essa experiência fantástica por 99 euros por noite. Faça sua reserva já.
Quando você pensa que já viu toda inutilidade possível pra iPhone / iPod, sempre tem alguém que te surpreende com um tranqueira nova. Espero que isso seja apenas uma brincadeira bizarra.
Existem gamers e colecionadores de canecas, mas esta é para Old School Gamers e maníacos por canecas. A moda agora são as canecas que mudam com o calor, nada mais justo do que esta do Pac-Man.
Não veja no trabalho essa excelente animação feita por Jérémie Périn. Tem tudo que é politicamente incorreto: nudez, escatologias, brigas, perseguições, etc.
A Coca-Cola continua inovando seu jeito de vender Coca-Cola. A novidade agora são as novas garrafas que tem um formato mais anatômico que facilita a “pegada”.
Batizada de Coca-Cola Grip Bottle, a divulgação foi feita em pontos de ônibus em Paris, em mídias da família dos mobiliários urbanos.
Os cartazes foram impressos em velcro e quem se aproximasse, teria suas roupas presas. A campanha realmente pegou.
As pessoas que transitam pelas ruas da Dublin vinham sofrendo de um problema que não largava dos seus pés: o excesso de chiclete jogado no chão.
Para conscientizar e educar a população, sapatos foram colados com chiclete nas proximidades do shopping principal da cidade, com o incentivo de que “lugar de chiclete é no lixo”.
Idéia boa a um custo baixo e repercussão grande. Tanto que atraiu mídias locais e burburinho em redes sociais, além de aglomerar curiosos fotografando e filmando a ação.
A banda alemã Rammstein sempre gostou de causar polêmica. E por que no novo álbum seria diferente?
Para o lançamento do “Liebe Ist Fur Alle Da” (There is Love for Us All), foi feita uma série de comerciais um tanto quanto irreverentes que você confere logo abaixo. De preferência, não assista nenhum desses vídeos no trabalho.
Butcher
Senior’s Party
Senior
Sado-Maso
A mesma irreverência, talvez até pior, também está presente nas faixas do CD, aparentemente banido das lojas na Alemanha. Destaque para o clipe pornô de "Pussy", que você assiste aqui. (É pornô mesmo. Nós avisamos, hein!)
A divulgação do álbum “Ratitude” do Weezer foi feita de forma bastante inusitada. Para lançá-lo, a banda escolheu fazer um merchandising no comercial do Snuggie, um cobertor com mangas.
Eu explico melhor. A banda gravou o comercial vendendo o tal cobertor e todos aqueles que comprassem o Snuggie, iriam levar de brinde uma cópia de seu novo álbum.
Na sexta-feira chegaram nossos convites com as pulseiras de acesso. E no domingo da república lá estava um pedaço do Coisa Semanal circulando por um espaço muito interessante, bem localizado, fácil de estacionar (ponto importante em cidades como a nossa).
A esquina da Inácio Lustosa com Duque de Caxias ganhou uma vida nova, que pode ser percebida à distância por quem sobe a a rua. As cores fortes já avisam de longe que ali não se trata de um lugar qualquer metido a "moderninho", ouvi em meio à multidão comparações com o tal Soho Batel. Não, nada disso. Ali tem força criativa autêntica, feita por pessoas que puseram a mão na massa. Um lugar cheio de intenções e vontades próprias, que vai abrigar criadores e criaturas de várias origens.
Só posso desejar vida longa e próspera à Galeria Lúdica. E ficamos no aguardo de mais convites, seja pra tocar ou pra expor.
Nesta quinta-feira, dia 19/11, a companhia de teatro Vigor Mortis estreia seu novo espetáculo, Manson Superstar. A peça é baseada na história de um dos mais famosos crimes da história, a série de assassinatos cometidos por Charles Manson e seus seguidores em 1969, que vitimou, entre outras pessoas, a atriz Sharon Tate, esposa de Roman Polanski e grávida de 8 meses.
A peça é narrada, em esquetes em forma de “clipes musicais” tendo como base cada uma das faixas do disco gravado por Manson no estúdio dos Beach Boys. Cada faixa, interpretada ao vivo em violão e voz pelo ator intérprete de Manson, ilustrará cada um destes momentos onde o protagonista de cada cena tenta de alguma forma encontrar sua afirmação. As cenas se desenvolvem no período entre Maio de 66 quando a jovem Susan Atkins se prepara para entrar em cena como uma garota satânica ao lado de Anton la Vey, passando pela morte de Tate em agosto de 68 até a condenação de Manson. Com esta estrutura de “clipes”, a peça se apresenta como um grotesco espetáculo musical, onde a doçura das canções servirá como contraponto ora a crueldade ora ao patético da cena.
MANSON SUPERSTAR
Direção: Paulo Biscaia Filho
Elenco:
Andrew Knoll – Charles Manson / Leandro Daniel Colombo – Roman Polanski
Carolina Fauquemont – Sharon Tate / Wagner Correa -Jay Sebring
Michelle Pucci -Leslie van houten / Marco Novack – Tex Watson
Rafaella Marques- Susan Atkins / Ana Clara Fischer -Patricia Krenwinkel
SERVIÇO
TEATRO NOVELAS CURITIBANAS
19 DE NOVEMBRO A 20 DE DEZEMBRO
5ª A SABADO – 21 H
DOMINGO – 19 H
INGRESSO: 01 LATA LEITE EM PÓ
Moda, arte, design e gastronomia dividem o mesmo espaço na Galeria Lúdica, novo espaço multicultural dos mesmos criadores do Mega Bazar Lúdica, evento conhecido por descobrir, apoiar e divulgar trabalhos de novos designers, estilistas e artistas plásticos.
Com mais de 300 m² divididos em escritório de criação, loja-conceitual, galeria de arte e café-bistrô, a Galeria Lúdica se destaca por reunir peças de design de criadores locais, entre eles; Heroína, Picnic Delefante, Lady Louca e Cabeça de Gato, com marcas consagradas como Plastik (especializada em Toy Art), Melissa, Doc Dog, Vide Bula, Do estilista – de Marcelo Sommer – além da recém lançada marca Franco-Brasileira 610, que mistura referências do Urban Chic Francês com a potência do Hip Hop, criando o “Le Hip Hop Lux”.
Numa parceria entre os coletivos criativos Estúdio Rasputines e Galeria Lúdica, foi desenvolvido a campanha de divulgação do espaço, com vídeo teaser e vídeo promocional. O conceito partiu da ideia de mostrar personagens vindos de várias regiões, atraídos de forma hipnótica para um mesmo local; o novo pólo cultural curitibano, a Galeria Lúdica. O “gran finale” acontece quando todos encontram-se parados em frente a uma grande intervenção artística, na fachada do espaço.
A Galeria Lúdica abre as portas no próximo dia 15 de novembro, em horário especial de inauguração; às 15 horas. Com atrações musicais na Rua Duque de Caxias, 365 (esquina com Inácio Lustosa). No “line up” a participação do duo Felix Bravo, Database (SP), Dj Sandra Carraro e a galera do projeto Cambalacho. Por uma questão de organização só quem possuir pulseira VIP terá acesso ao interior da galeria, onde haverá coquetel de lançamento das marcas participantes.
Os gêmeos designers R&E Praspaliauskas transformaram inocentes pãezinhos em futuros calçados prontos para seus pés. Com caixa estilosa e modelos pra adultos e a criançada. Os "Bread Shoes" em breve devem aparecer em alguma propaganda de mata chulé.
A exposição de Tim Burton que acontecerá a partir do dia 22 no Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York, lançou um spot dirigido por ele mesmo, para promover o evento.
Uma contribuição bem humorada de meu amigo Renato Keller. Paciência, criatividade e tempo sobrando, mais um pouco de falta de nojo dá nisso. Fui atrás do autor e só achei mais fotos das mosquinhas cadáveres. Inútil, mas vale a diversão.
Quem quiser ver mais inutilidades assim pode entrar aqui. Que isso daria pra fazer uns anúncios bem bizarros, daria.
Um Trojan Horse disfarçado de Space invaders genérico pode apagar arquivos do seu HD. Por afetar maquinas Macintosh já é algo diferente, a medida que você joga e destrói os alienigenas, você acaba apagando seus dados.
Pois bem, agora imagine se existisse um software para apagar os arquivos de forma segura e divertida. Pelo software escolheriamos os arquivos a serem apagados e travariamos uma batalha espacial virtual contra nossos próprios dados.
Trata-se de um software que captura os movimentos da caneta de um graffiteiro no momento em que ele está criando uma tag. O software então cria uma representação digital em três dimensões desses movimentos, com efeitos de partículas.
O resultado fica bem interessante e creio que possa ser aplicado a qualquer tipo de desenho. No vídeo abaixo, você pode ver uma sequência de tags capturadas por Roth, enquanto ele foi desenvolvendo o software:
Roth já usou o Graffiti Analysis 2.0 em um projeto de projeções em vários prédios e monumentos, que você pode ver aqui.
Já que estamos em ritmo de Halloween, mais uma música a cappella multitrack. A bola da vez foi a música tema dos Caça-Fantasmas, um dos filmes clássicos dos anos 80 e que pode ter seu terceiro filme a caminho.
Lembram do "Food Court Musical", o flash mob musical criado pelos caras do Improv Everywhere, que transformou a praça de alimentação de um shopping center em uma cena de um musical?
Pois eles atacaram de novo. Dessa vez, o local escolhido foi um supermercado no bairro nova-iorquino Queens. Sensacional, mais uma vez.
É incrível a reação das pessoas. A melhor de todas é a velhinha estendendo o celular para que a pessoa do outro lado da linha escute.
Como sempre, no site tem todos os detalhes da ação e o making of.
Eu já tinha visto essa animação da Bam Studio a algum tempo e fiquei pensando muito sobre as técnicas utilizadas. E hoje vi que saiu o Making Of, imaginem só a minha empolgação.
Então, para vocês, um combo: Animação + Making Of
Ah! Dá uma olhada nos prêmios que a animação ganhou:
2008
• 1° lugar no XII Festival Nacional de Vídeo Imagem em 5 Minutos • Melhor Filme de Ficção Científica na Mostra Curtas Fantásticos • 3° Lugar na Categoria Vídeos Universitários no Anim!arte – VII Festival Brasileiro Estudantil de Animação. • Melhor Filme de Animação no Vitória Cine e Vídeo • Prêmio Especial do Júri no I Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco • 1° Lugar na Categoria da Animação no X Festival de Vídeo de Pernambuco
Incrível como a limitação, tecnologicamente falando, nos faz criar formas extremamente inusitadas para solucionar novos problemas. Uma dessas, é o chiptune, aqueles sons arcaicos dos videogames dos anos 80 e 90. Como exemplo, podemos ouvir as músicas do De-make de MegaMan, que em 2008 foi lançado o 9o da série no estilo totalmente 8bits já que os dois últimos jogos foram feitos para o Super Nintendo (16bits) e para o Sega Saturn/Playstation (32bits) respectivamente.
Antes de assistir um clipe musical em chiptune, veja o original para comparar depois:
Porém o mais interessante são as adaptações de músicas "comuns", como esta do Scatman:
Stop motion sempre me agrada. E pensando bem a maioria tem um roteiro feliz, uma música feliz e uma idéia feliz. Não que isso seja um problema, mas quando nos deparamos com um stop motion que junta várias coisas temos a sensação de algo mais completo e mais bem produzido.
Vejam o exemplo abaixo. Há uma mistura de roteiro, fotos, pinturas e narração. Vendo um vídeo isolado do outro você já vai achar muito bom, porém a experiência fica mais completa quando se assiste os dois.
As semelhanças e diferenças é que fazem toda a diferença.
A criatividade não tem limites, nem credo, cor ou raça. Basta demonstrar algumas habilidades, encontrar a parceria perfeita e deixar fluir sentimentos, sensações e alguns conceitos muitas vezes implícitos em uma variedade de contextos.
A primeira animação colaborativa da dupla Blu e David Ellis mostrou o poder de uma criatividade ímpar, tendo como resultado 5 milhões de visualizações no Youtube em 2008.
No mais recente trabalho, intitulado COMBO, a dupla prova mais uma vez que para criatividade não existem obstáculos e sim caminhos cada vez mais abertos. Confira.
O Halloween está chegando e o pessoal do Vector Tuts está preparando uma série de posts recheados de criaturas bizarras para os próximos dias. O primeiro deles foi dedicado aos nossos queridos zumbis.
Segue uma pequena amostra do que eles compilaram. Recarregue sua espingarda e mire na cabeça:
Dê um pulo lá no Vector Tuts para conferir o post completo e os créditos das imagens.
Limpa a área que vamos invadir
-
Esses dias tensos de conflitos com tanques de guerra e tropas de elite
pedem um som à altura. Acende e corre.
LLM setmix 101126 | Gorila do BOPE limpando o...